terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Faça uma horta orgânica em sua casa

Nossas avós costumavam ter no quintal uma pequena horta de temperos e algumas hortaliças. Alimentos frescos para a mesa da família, produzidos em casa. Com o tempo caiu em desuso e com a facilidade de compra em supermercados e feiras livres espalhadas pela cidade, aliadas ao grande aglomerado de edifícios, cultivar em casa não se usa mais.

Para voltar às origens, experimente fazer uma horta em sua casa. É super simples e prazeroso, podendo até se transformar em um hobby.
 ▪ É recomendado trocar a produção de folhosas por tubérculos ou por leguminosas. Por exemplo: onde você produziu alfaces, poderá na cultura seguinte escolher cenouras ou então ervilhas e feijão-vagem.
As leguminosas têm capacidade de ajudar na fixação do nitrogênio no solo, beneficiando as outras culturas seguintes.
 ▪ Para pragas e doenças pode-se usar os remédios verdes, que são sucos e chás feitos de plantas que afastam os insetos. Como a trepadeira alamanda amarela, o caldo de fumo (feito com pequenos pedaços de fumo de corda) e a arruda que além de repelir pode controlar bem os pulgões.
 ▪ Na natureza existe um sistema de equilíbrio, feito pelos predadores.Os insetos que comem nossas plantas são presas de outros insetos e também de pássaros que deles se alimentam, formando parte da cadeia alimentar da vida selvagem.
Quanto menos interferirmos nestes elos menor será o desequilíbrio do meio ambiente.
Use o chamado "adubo verde" composto orgânico feito de materiais descartados de cozinha e horta, como cascas de ovos, folhas verdes de hortaliças, restos de frutas, legumes, etc.
A adubação com este composto aumenta a fertilidade do solo e sua capacidade de fornecer nutrientes para as plantas, além de propiciar mais resistência delas às doenças.
 
 Portanto, mãos à obra ...

Horta de temperos da Oficina Gastrônima - Sábados

Nenhum comentário:

Postar um comentário